Cliente
A Smiles é um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, com 16 milhões de participantes em março de 2019. Criado há 25 anos como programa de relacionamento da Varig, foi posteriormente adquirido pela GOL e em 2013 se tornou uma empresa independente, com a captação de R$ 1,1 bilhão com oferta pública inicial (IPO).
O programa de fidelidade é conhecido pela inovação e pioneirismo com o lançamento produtos e serviços lançados desde 2013, como Clube Smiles, Viaje Fácil e Conta Família. A companhia também tem a maior validade de milhas do mercado, que vão de 3 a 10 anos, de acordo com a categoria do cliente.
Desafio
A Smiles solicitou uma arquitetura extremamente escalável, flexível e de baixo custo. Com essas premissas, a Enkel decidiu utilizar as seguintes soluções AWS:
- AWS CloudFormation;
- Amazon API Gateway;
- AWS Lambda;
- Amazon Elastic Load Balancing (ELB);
- Amazon Elastic Container Service (ECS);
- Amazon Route 53;
- Amazon Certificate Manager;
- Amazon CloudFront;
- Amazon CloudWatch Logs;
- Amazon Simple Storage Service (S3);
- Amazon Aurora;
- Amazon DynamoDB.
Arquitetura
Aplicação
O usuário abre o aplicativo no celular e escaneia o QR code provido pela sala VIP. Neste momento é feita uma consulta na API para verificar o valor a ser pago e se o usuário possui milhas suficientes. Após o pagamento com sucesso, é liberada a entrada do cliente.
Automação
O provisionamento da infra-estrutura foi desenvolvido com AWS CloudFormation e empacotado com AWS SAM pelo pipeline DevOps da Smiles.
Resultados
Com a entrega deste projeto, os clientes da Smiles puderam pagar sua entrada nas salas VIPs da GOL.