DevOps

Redesign CMS Smiles

Mesmo com auto-scaling habilitado e configurado, a Smiles tinha a necessidade de otimizar o tempo de inicialização da solução CMS além de aumentar a eficiência nas publicações de seu portal afim de potencializar seu marketing. Veja como a Enkel utilizou a aplicação CMS para modernizar esse projeto.

Cliente

A Smiles é um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, com 16 milhões de participantes em março de 2019. Criado há 25 anos como programa de relacionamento da Varig, foi posteriormente adquirido pela GOL e em 2013 se tornou uma empresa independente, com a captação de R$ 1,1 bilhão com oferta pública inicial (IPO).

O programa de fidelidade é conhecido pela inovação e pioneirismo com o lançamento produtos e serviços lançados desde 2013, como Clube Smiles, Viaje Fácil e Conta Família. A companhia também tem a maior validade de milhas do mercado, que vão de 3 a 10 anos, de acordo com a categoria do cliente.

Desafio

A Smiles já possuía uma solução de CMS rodando em ECS + EC2, uma versão antiga de uma aplicação java serverside que demorava muito para inicializar. Esse longo tempo de inicialização exigiu manter mais instâncias do que o necessário provisionadas para atender súbitos aumentos na demanda, mesmo com auto-scaling habilitado e configurado. Além disso o tempo de reação a eventos de indisponibilidade e a eficiência de recuperação de desastres era comprometida.

A empresa também tinha o desejo de publicar promoções e alterações de conteúdo em seu portal mais rapidamente, potencialização seu marketing.

Arquitetura

Alguns dos serviços AWS utilizados nesta solução:

  • API Gateway

  • Route53, S3

  • Cloudfront

  • Lambda, RDS

  • DynamoDb

  • CloudWatch

  • ECS

  • EKS

  • EC2

  • Cloudformation

  • ECR.

A Solução

Para atender a necessidade da Smiles foi elaborado um projeto para redesenhar sua plataforma digital, que contou com a remodelagem de grande parte de seus componentes de infraestrutura, DevOps, camada de aplicação e camada de APIs. A intenção do projeto foi de modernizar o conteúdo principal do portal, usando uma aplicação de CMS headless clientside, hospedada no Amazon EKS com seu conteúdo servido via CloudFront e origem de arquivos estáticos no Amazon S3.

Para garantir um ciclo de vida de desenvolvimento de software eficiente, o processo de gerenciamento de código foi implementado usando o GitHub como repositório, com ferramentas terceiras hospedados no EC2, buildando, versionando e fazendo deploy no Cloudfront, EKS, S3, API Gateway além de outros serviços da AWS. O provisionamento de recursos foi feito usando principalmente usando o AWS Cloudformation e em alguns casos o Terraform.

Oauth2 foi implementado como mecanismo de autenticação para a aplicação e em suas APIs, utilizando a integração nativa da API HTTP do API Gateway com provedores Oauth2.

Usando os comportamentos do CloudFront e o Lambda@Edge, conseguimos gerenciar e redirecionar o tráfego para o conteúdo novo e antigo por um período transitório de coexistência, até que todo o conteúdo seja migrado.

Resultado

A soma dos esforços aplicados no projeto resultou em uma nova plataforma web segura, resiliente, eficiente e altamente performática. O tempo de inicialização da nova aplicação CMS caiu de vários minutos para poucos segundos utilizando uma nova versão rodando em EKS.

A nova arquitetura permitiu a Smiles realizar publicação e atualização de conteúdos em seu site em instantes. Para complementar, com a esteira de DevOps implementada, a plataforma digital da empresa está sempre em constante evolução, fazendo proveito de um sólido processo de desenvolvimento, homologação e release.

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