Necessidade do cliente
A Camil vinha experimentando problemas com seus servidores e bancos de dados devido à falta de recursos físicos disponíveis no datacenter on-premise, e também a depreciação técnica dos ativos físicos que suportavam o ambiente produtivo. Como resultado, a equipe de TI da empresa estava procurando opções para migrar para um ambiente em nuvem que possa atender às suas necessidades em termos de escalabilidade e disponibilidade.
Como o ambiente de desenvolvimento e novos projetos já estavam rodando na AWS, a Camil decidiu migrar para a AWS (Amazon Web Services), todos os seus workloads de produção. Eles optaram pela AWS porque ela oferece uma infraestrutura em nuvem confiável e escalável, com uma ampla variedade de recursos disponíveis. Além disso, a AWS é altamente segura, com um bom histórico de proteção contra ataques cibernéticos.
Arquitetura da solução
Com a Camil já possuía workload rodando em contas separadas por ambiente, e a estrutura de organização já estava implantada, fizemos a revisão e a melhoria das landing zones, configurando o
AWS Control Tower para a aplicação de políticas globais.
Todos os servidores foram criados via Terraform (IaC), de forma automatizada por pipeline e os dados foram migrados para os servidores de aplicação.
Os servidores de banco de dados foram migrados utilizando o
AWS Database Migration Service, seguindo todo o planejamento das ondas de migração subsequentes à fase de testes e validação de workloads menores.
O controle e gerenciamento do processo de migração foi realizado utilizando o AWS Migration Hub facilitando a visualização dos ativos migrados e os que ainda seriam, acompanhado as fases do projeto.
Resultados
Com a migração para a AWS, a Camil obteve resultados impressionantes, incluindo um melhor gerenciamento dos servidores através do AWS System Manager para inventário e aplicação de patch, otimização da performance dos sistemas com servidores de maior qualidade, aumento na capacidade de processamento e recursos sob demanda, além de maior agilidade no lançamento de novas aplicações e serviços, acelerando o tempo de chegada ao mercado e impulsionando a inovação. Além disso, a empresa alcançou uma melhor governança no fluxo de alterações do ambiente de produção e uma velocidade notável na criação de ambientes isolados para desenvolvimento.