Machine Learning

Case Smiles - Sagemaker

A Smiles iniciou um projeto como parte estratégica de recomendação de produtos em uma demanda maior, de redesenho da plataforma digital da Smiles, com alterações nos fluxos de login, CMS, backend e arquitetura de APIs e serviços.

Foi desenvolvido um motor de recomendações utilizando diversos produtos Cloud com o objetivo de exibir vitrines, cards e eventos de recomendação de produtos a clientes pré-selecionados ou não.

O DataRobot foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento, treinamento e escoragem modelo de dados usados na tomada de decisão sobre a recomendação a ser exibida ao cliente, quando aplicável. Para hospedar o modelo e disponibilizar um endpoint persistente para busca de previsões, foi utilizado o AWS Sagemaker.

Cliente

A Smiles é um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, com 16 milhões de participantes em março de 2019. Criado há 25 anos como programa de relacionamento da Varig, foi posteriormente adquirido pela GOL e em 2013 se tornou uma empresa independente, com a captação de R$ 1,1 bilhão com oferta pública inicial (IPO).

O programa de fidelidade é conhecido pela inovação e pioneirismo com o lançamento produtos e serviços lançados desde 2013, como Clube Smiles, Viaje Fácil e Conta Família. A companhia também tem a maior validade de milhas do mercado, que vão de 3 a 10 anos, de acordo com a categoria do cliente.

Desafio

A Smiles solicitou uma arquitetura extremamente escalável, flexível e de baixo custo. Com essas premissas, a Enkel decidiu utilizar as seguintes soluções AWS:

  1. Amazon SageMaker

  2. Amazon EMR

  3. Amazon API Gateway

  4. Amazon CloudFront

  5. Amazon S3

  6. AWS Lambda

  7. Amazon SQS

  8. Amazon ECS

  9. Amazon Kinesis

  10. Amazon DynamoDB

  11. DataRobot Model

  12. Auth0

Arquitetura

Motor de recomendações

Gestor de Parâmetros

Aplicação

As recomendações exibidas pela plataforma são:

Cartões Co-branded

Para base de clientes pré-aprovados, disponibilizada pela área de CRM e contém as informações: banco que o cliente é pré-aprovado e sua variante (Internacional, Gold, platinum, infinite).

Receitas auxiliares

Produtos relacionados a viagem e de acordo com a passagem comprada (Bagagem; Assento; Seguro Viagem; Hotel; Aluguel de veículo; Crédito Uber; Parques temáticos e atrações; Excursões e passeios turísticos; Viagens de cruzeiro).

Clube Smiles

Oferta para assinatura do pacote do Clube Smiles mais adequado ao perfil do cliente, para os clientes elegíveis conforme regras de negócio.

Gestor de Parâmetros

Para tornar o motor de recomendações passível de customização com base nas estratégias de negócio da empresa, foi desenvolvido uma aplicação SPA que permite a parametrização de diversas condições de operação, dentre elas: habilitação, tempo de vida, e peso da recomendação; variantes por produto; fator de multiplicação; e outros.

A autenticação na aplicação é feita via SSO com o Active Director corporativo, e os parâmetros são armazenados em uma tabela do DynamoDB.

Automação

O provisionamento da infra-estrutura foi desenvolvido com AWS CloudFormation e empacotado com AWS SAM pelo pipeline DevOps da Smiles.

Resultados

Com o GO LIVE do projeto, a Smiles conseguiu alavancar suas vendas e melhorar a experiência do usuário, sugerindo produtos e serviços que vão de encontro com o perfil e necessidades do cliente.

Contato

Dúvidas? Quer conhecer mais do nosso trabalho?
Por favor, preencha o formulário de contato, nós entraremos em contato.

Nome completo*
E-mail*
Telefone*
Produto de Interesse
Mensagem
Este formulário segue os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018 e o tratamento ocorre de acordo com a Política de Privacidade.